Para gostar de jiló: descubra truques para se acostumar com o seu sabor amargo
Muitas pessoas têm a ideia de que jiló é sinônimo de comida ruim, já que o alimento divide opiniões por conta do seu sabor extremamente amargo. No entanto, quem deseja seguir uma alimentação saudável deveria dar uma chance a esse fruto e aproveitar todos os nutrientes que fazem parte de sua composição – como a vitamina B1, o potássio e o ferro.
Mas como nem todo mundo consegue gostar de cara do sabor polêmico do jiló, o ideal é começar a inseri-lo aos poucos nas refeições para que o paladar se acostume e até passe a apreciar seu toque mais amargo. Então, pensando nisso, separamos algumas dicas para você acrescentar o fruto no cardápio do dia a dia sem dificuldades e com gosto. Vem conferir!
Comece acrescentando jiló em alguns pratos para se acostumar com o gosto
Para quem não gosta de jiló, imaginar um prato em que esse fruto é o ingrediente principal não é mesmo a melhor opção. Então, para começar a se acostumar com o gostinho amargo sem sofrimentos, a dica é inseri-lo de leve em outras receitas.
Uma boa opção, por exemplo, é deixar o jiló picadinho e acrescentá-lo no arroz, na carne moída ou no frango desfiado. Outra ideia é adicioná-lo em sopas de legumes e saladas, ou usar a criatividade e fazer um espetinho com outros ingredientes – como abobrinha, cenoura e tomate, por exemplo. Essas sugestões, inclusive, são ótimas para crianças, já que seu sabor é mais disfarçado e as chances de elas reclamarem reduz bastante.
Faça jiló grelhado e adicione um molho de sua preferência
Além de acrescentar o jiló em outros tipos de pratos, você também pode prepará-lo de um jeito diferente para deixar o amargo mais suave e se acostumar com seu sabor. Uma dica é grelhar o fruto em vez de colocá-lo no prato in natura ou cozido e adicionar algum tipo de molho – como molho de tomate, de mostarda e mel ou qualquer outro de sua preferência.
Que tal rechear o jiló com outros ingredientes?
Mais uma ideia para suavizar o amargo do jiló é deixá-lo todo recheado com outros ingredientes – como legumes, por exemplo. Para fazer isso, basta abrir o fruto, adicionar o que deseja e depois levá-lo ao forno até que esteja devidamente assado. Com esse mix de sabores, até quem não é muito fã desse alimento pode começar a dar uma chance para os nutrientes que o acompanham.
Preparar chips é a melhor opção para aliviar o sabor amargo
Se quiser aproveitar o jiló para preparar um lanche da tarde ou um aperitivo, vale investir em chips! E para garantir que o biscoitinho não fique amargo, a dica é escolher os frutos que estejam com casca firme e bem verde e cortá-los bem fininhos antes de levar tudo ao forno para assar.