Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Feijão e leguminosas: guia completo para um cozimento perfeito e delicioso!
Taeq Descomplica 02/10/2024

Feijão e leguminosas: guia completo para um cozimento perfeito e delicioso!

Você já deve ter ouvido falar que leguminosas (como o feijão e a ervilha) dão gases quando consumidas de forma exagerada. Essa afirmação realmente tem um quê de verdade, e para evitar esse tipo de desconforto, saber quanto tempo deixar o feijão de molho pode auxiliar.

Isso porque, a depender do modo que os grãos forem preparados, eles podem sim potencializar a formação de gases. Quer saber por que isso ocorre e como evitar o problema? Nós esclarecemos pontos importantes sobre o assunto e separamos dicas para evitar a formação de gases. Vamos lá?

Por que é preciso deixar feijão e leguminosas de molho?

Esse processo é importante para as leguminosas por alguns fatores. Veja abaixo os principais motivos:

Feijão marrom de molho em tigela de vidro.

Reduz os antinutrientes

Existe um antinutriente em especial, que costuma estar presente na maioria das leguminosas, que deve ser eliminado antes do cozimento. É o fitato. Por isso, é de suma importância garantir que os grãos fiquem de molho durante o tempo adequado.

Essa substância é natural dos grãos e está contida na parte externa das leguminosas, pois serve como proteção dos grãos. Apesar disso, quando essa substância entra em contato com o intestino humano, ela causa uma fermentação aumentada de gases e flatos, o que pode distender o abdômen, causar inchaços na barriga, além de impedir a absorção do ferro dos alimentos pelo intestino.

Facilita a digestão

A maioria das leguminosas, o que inclui feijão, soja, grão-de-bico, lentilha e ervilha, possui oligossacarídeos, que são um tipo de carboidrato de difícil digestão. Essas substâncias costumam chegar ao intestino grosso e, ao serem fermentadas por bactérias, levam à formação de gases.

Ao deixar as leguminosas de molho durante bastante tempo, os níveis de oligossacarídeos diminuem e o fitato acaba sendo neutralizado por outras enzimas, facilitando, assim, o processo de digestão.

Diminui o tempo de cozimento

Outro benefício de deixar os grãos de molho é que, assim, você também consegue otimizar o tempo de preparo da comida. Essa é uma ótima dica para quem precisa agilizar o preparo das refeições no dia a dia. Além disso, o tempo de cozimento dos grãos que passa pelo molho (também conhecido como processo de germinação) é bem mais curto que o tempo de cozinhar grãos secos.

Quanto tempo deixar o feijão e outras leguminosas de molho?

Grão-de-bico de molho em uma tigela de vidro.

É necessário algumas horas para que o processo de germinação se realize completamente, variando de 6 (mínimo) a 12 (máximo) horas. Esse é o tempo considerado para todos os grãos, como feijões (de todos os tipos: branco, preto, de corda, verde, carioca e fradinho), lentilhas, ervilhas e grão-de-bico.

É importante que a água cubra os grãos por completo. Uma dica é espremer um limão na água, mexer e deixar descansar por esse intervalo de tempo. Isso porque o limão facilita a retirada do fitato dos grãos, formando uma espuminha por cima (os fitatos vão para a superfície da água).

O que pode substituir o feijão no cardápio?

O feijão é um alimento fundamental para uma alimentação equilibrada, fornecendo proteínas, vitaminas, minerais e fibras essenciais para o bom funcionamento do organismo. No entanto, sabemos que nem todo mundo aprecia esse grão. Para garantir uma nutrição completa, separamos algumas alternativas ricas em nutrientes que podem substituir o feijão no seu dia a dia:

Sopa fria de ervilha com hortelã

Sopa de ervilhas frescas com ricota

A sopa pode ser o alimento perfeito para qualquer dia, frio ou quente. E essa receita de sopa fria de ervilha com hortelã, com ingredientes refrescantes, como caldo de legumes caseiro e ramos de hortelã, é uma ótima pedida para qualquer ocasião. Experimente essa deliciosa e prática refeição!

Penne ao molho verde

Além de um preparo simples — que só leva 30 minutos — o penne ao molho verde é bem nutritivo, pois a sua base é feita com legumes, como brócolis, alho-poró, espinafre e ervilha.

Lentilha indiana

 Ensopado de lentilhas com abóbora e cenoura

A lentilha é uma das opções mais consumidas como substituta do feijão. Possui em sua composição grandes quantidades de proteínas e zinco, o que fortalece o sistema imunológico e a estrutura óssea. Inclusive, é uma opção tão energética quanto o próprio feijão, pois produz sensação de saciedade, apesar do baixo teor calórico.

E essa receita de lentilha indiana, além de ser deliciosa, é cheia de nutrientes para o organismo, sendo ótima para a saúde. Aproveite!

Salada de lentilha com vinagrete de polpa abacaxi com hortelã

A salada de lentilha com vinagrete de polpa abacaxi com hortelã é um clássico das festas de fim de ano, que também pode fazer parte do almoço e do jantar da semana. A opção perfeita é incrementar esse preparo com o vinagrete de frutas, feito com abacaxi, hortelã e outros ingredientes.

Torta de grão-de-bico com guacamole

Além dos benefícios do grão-de-bico, uma leguminosa rica em vitaminas do complexo B e minerais, a torta de grão-de-bico com guacamole também tem a vantagem de ser feita com a supernutritiva farinha de linhaça. E para completar, o recheio ainda conta com o poder antioxidante do guacamole.

Strogonoff de grão de bico

Strogonoffe de grão-de-bico e batata chips

O strogonoff de grão-de-bico é um prato rico em proteínas e vitaminas, que previnem problemas cardíacos, deixa a pele e o cabelo mais bonitos e saudáveis, além de proteger o sistema nervoso central.

Pasta de grão de bico com biscoitos de tapioca

Feitas à base de ingredientes sem glúten, a pasta de grão-de-bico com biscoitos de tapioca é uma alternativa deliciosa para a alimentação de pessoas celíacas, intolerantes à substância.

Arroz integral com grão-de-bico e espinafre

Fonte de fibras, proteínas e ferro, sem glúten, sem lactose e zero colesterol, o arroz integral com grão-de-bico e espinafre é altamente indicado para pessoas que seguem dietas vegetarianas ou optam por manter uma rotina equilibrada — e com grande variedade de nutrientes.

Penne com salmão e vagem

Penne integral com frango e legumes verdes

Feito com massa integral, ingredientes orgânicos e temperos únicos, o penne com salmão e vagem é perfeito para receber visitas ou comemorar ocasiões especiais. Aprenda a preparar essa receita deliciosa com esse passo a passo bem fácil de seguir. É só clicar no link!

Truta com gengibre e molho de soja em cama de quinoa

Nada melhor do que esse delicioso prato de truta com gengibre e molho de soja em cama de quinoa para uma refeição leve e rica em nutrientes!

Panqueca com bebida de soja, limão e hortelã

A panqueca com bebida de soja, limão e hortelã é feita com farinha de trigo integral, o que dá uma variada nas receitas do dia a dia e ainda turbina a saúde. Ela ajuda a regularizar o intestino, fornece energia e contém betaína, uma composição que auxilia no ganho de massa muscular.

As leguminosas são o grupo 6 da pirâmide alimentar. Elas são redutoras naturais dos níveis de açúcar e colesterol do sangue por sua propriedade fibrosa, o que previne cáries e estimula o bom funcionamento do intestino. Em geral, são alimentos pouco calóricos, apesar de serem ótimas fontes de energia. Por isso, incluí-las na sua dieta é fundamental para manter a saúde em dia.

Agora que você já sabe como inseri-la na sua rotina e como prepará-la, quanto tempo deixar o feijão e outros grãos de molho, não deixe de conferir outras dicas sobre alimentação saudável no Portal Conquiste Sua Vida

Até a próxima!