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Quais os benefícios da farinha de berinjela? Saiba para que serve o ingrediente
Guia Culinário 04/03/2021

Quais os benefícios da farinha de berinjela? Saiba para que serve o ingrediente

A farinha de berinjela se destaca por ser altamente nutritiva, versátil e funciona como alternativa livre de glúten – sendo indicada para a dieta de pessoas celíacas. Por ser pouco calórica e ter uma grande concentração de fibras, vitaminas e minerais, ela pode ser usada como substituta da farinha de trigo em diferentes receitas (pães, bolos, cookies e até pizzas). Quer saber mais sobre esse ingrediente e seus principais benefícios? É só continuar lendo!

Farinha de berinjela garante mais saciedade e auxilia no processo de emagrecimento

Por conter um alto teor de fibras alimentares e substâncias detox (que purificam o organismo), a farinha de berinjela é uma ótima opção para quem precisa perder peso. Além de garantir mais saciedade, ela auxilia no funcionamento do sistema digestivo – pois se transforma em um tipo de gel no estômago, tornando a digestão mais lenta e auxiliando no trânsito intestinal. Outro ponto interessante é que ela apresenta propriedades prebióticas – isto é, incentiva a proliferação de bactérias boas no aparato gastrointestinal.

Ajuda no controle do colesterol e do índice glicêmico

Além de contribuir para o processo de queima calórica, a farinha de berinjela é ótima para controlar o colesterol e o índice glicêmico. Por ter um alto teor de fibras – que formam um gel no estômago -, ela faz com que a glicose seja liberada mais lentamente no sangue. Consequentemente, a insulina – que, quando presente em altas quantidades, aumenta o estoque de gordura corporal – também é liberada mais lentamente. Por conta disso, a farinha de berinjela ajuda a evitar o ganho de peso e, ao mesmo tempo, controla bem as taxas de colesterol.

Tem alto teor de antioxidantes, vitaminas B3 e C

Você sabia que a farinha de berinjela também pode ser útil para a saúde da pele e do sistema imunológico? Isso porque ela apresenta um alto teor de agentes antioxidantes (como as antocianinas), que previnem o envelhecimento precoce, têm ação anti-inflamatória, melhoram a saúde do coração e do cérebro. Além disso, essa farinha fornece uma boa quantidade de vitaminas B3 e C – importantes, respectivamente, para a saúde dos sistemas cardiovascular e imunológico. Quando consumido a longo prazo, esse ingrediente fortalece o sistema de defesa do corpo e ajuda a manter o organismo em equilíbrio.

Como consumir farinha de berinjela no dia a dia?

Caso o objetivo seja seguir uma dieta mais low carb, uma ótima dica é usar a farinha de berinjela no preparo de pães, bolos, biscoitos, panquecas e até mesmo smoothies mais nutritivos. É possível, por exemplo, fazer uma panqueca fit com 1 ovo, 1 colher de sopa de farinha de berinjela, 1 colher de sopa de requeijão light, cebolinha e salsinha a gosto. O resultado é um prato bem simples e nutritivo – indicado para quem precisa perder peso. Fica a dica!