Receitas da vovó: Descubra como podemos deixá-las mais saudáveis e nutritivas
Carinho, afeto, amor… Nossos melhores sentimentos são temperos insubstituíveis na cozinha. Ainda mais quando falamos das tradicionais receitas da vovó, aquelas que só de sentir o cheirinho já nos aguça o paladar e trazem deliciosas lembranças da infância, essa dedicação fica ainda mais evidente aos saborear os pratos. Por isso, netinhos e netinhas, que tal retribuir um pouco? Veja como podemos adaptar essas receitas com versões mais naturais e nutritivas para a saúde.
A verdade é que as receitas da vovó são tentações praticamente irresistíveis! Tantos os pratos doces como salgados, são sempre muito saborosos, agradáveis ao paladar e nos traz uma certa sensação afetiva de conforto. Porém, na grande maioria das vezes, essas iguarias não estão muito atentas à saúde. São preparadas com ingredientes carregados em açúcares, gorduras e calorias, que atrapalham a qualidade da nossa alimentação e sobrecarregam o organismo.
Mas, calma. Tudo tem seu jeito. Segundo a nutricionista Carine Rodrigues é possível unir o útil ao agradável e repetirmos essas receitas, com o mesmo sabor e mais nutrientes. Confira, abaixo, algumas simples substituições quem farão toda a diferença na hora de preparar esses pratos:
5 receitas da vovó que ganham versões saudáveis e mais nutritivas
1 – Bolo de fubá: Use farinha de trigo integral.
Para o café da manhã saboroso ou aquela visita à vovó durante a tarde, o bolo de fubá é uma receita tradicional e altamente saborosa. Segundo a nutricionista Carine Rodrigues, para tornar essa receita mais saudável, uma simples substituição pode ajudar: “Substitua uma parte do fubá por farinha de trigo integral, para aumentar o teor de fibras, que melhoram o trânsito intestinal”, indica a profissional.
2 – Mingau: Use aveia no lugar do amido de milho
Para os dias mais frios do ano, nada como um chamego dos avós e aquele mingau delicioso. Para a nutricionista, o prato pode ser preparado o com aveia, substituindo o amido de milho. “A aveia é fonte de fibras, principalmente solúveis, que irão auxiliar no controle de glicose sanguínea. A receita pode ser incrementada com banana, maçã, cacau, canela, baunilha, etc”, analisa Carine.
3 – Bolinho de chuva: Faça no forno e evite a fritura
Uma das receitas mais tradicionais e queridas pelos netos, os bolinhos de chuva têm gostinho de infância. A indicação da nutricionista é levá-lo ao forno: “Ao invés de se utilizar a fritura, diminuindo a quantidade de gordura da preparação, os bolinhos podem ser assados. Já a farinha de trigo refinada também pode ser substituída pela farinha de trigo integral”, ressalta.
4 – Arroz doce: Use leite desnatado e evite o açúcar refinado
Quente ou gelado, depende da sua preferência, com canela e até raspas de limão. Embora o arroz doce seja muito comum nas festas juninas, a receita também é figurinha marcada nas visitas à casa da vovó. “Para quem deseja diminuir a quantidade de calorias do arroz doce, pode ser utilizado o leite desnatado em substituição ao integral e trocar o açúcar por adoçante culinário“, indica a nutricionista.
5 – Biscoitos (cookies): Prepare com cacau, frutas e oleaginosas
Os biscoitinhos da vovó têm sabor diferente, parece até uma receita secreta, não é mesmo? Porém, para quem deseja matar a saudade desse delicioso lanchinho, os biscoitos de chocolate, por exemplo, podem ser feitos com cacau e farinhas integrais: “Também pode ser adicionado frutas e oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas. O cacau é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres, as frutas oleaginosas são ricas em gorduras boas, que auxiliam na saúde do coração”, finaliza Carine.