Como tomar chia: 4 jeitos de consumir essa semente
Quer saber como tomar chia? Essa semente traz uma série de benefícios para quem procura mais saúde e saciedade na sua alimentação! A semente, que é rica em nutrientes e fibras, tem um sabor neutro, podendo ser consumida junto de pratos salgados, doces, e bebidas. Dentro de uma dieta balanceada e aliada à prática de exercícios, os benefícios da chia são inúmeros para o organismo. Descubra para que serve a chia e como consumí-la no café da manhã ou da tarde aqui embaixo!
Chia: para que serve?
Mesmo sendo mais conhecida por ajudar no processo de perda de peso, os benefícios da chia ultrapassam este fim. Rica em fibras, ela garante a sensação de saciedade e também melhora o funcionamento do intestino. Por isso, é uma boa aliada de quem sofre com constipação. A semente de chia também é rica em cálcio, potássio, ferro e ômega 3, sendo assim benéfica para os ossos; melhora a saúde do coração; previne a anemia; fortalece os músculos e ajuda na recuperação deles depois dos exercícios e ainda promove o ganho de massa magra.
Para fazer suco ou vitamina com chia você pode usar a semente ou a farinha
Uma das principais formas de incluir este ingrediente no café da manhã ou da tarde é apostando no combo de chia com suco. Na hora de preparar, você consegue os benefícios dela usando tanto a semente quanto a farinha de chia. A escolha depende do seu gosto pessoal, já que a semente deixa o suco um pouquinho mais grosso do que a farinha. Nos dois casos, basta adicionar uma colher de sopa do ingrediente no liquidificador na hora de fazer suco com chia. Quanto aos sabores, ela pode entrar em opções que você já tem o costume de consumir. O suco de couve com limão e chia, por exemplo, fortalece o sistema imunológico. O suco de uva com chia, por sua vez, é uma opção com sabor mais doce. O ideal é que todas elas sejam adoçadas com mel ou açúcar orgânico, ok?
A lógica é a mesma para quem prefere apostar em como tomar chia na vitamina. Aqui, você ainda pode adicionar outros ingredientes e aumentar a quantidade de fibras da bebida. É o caso da vitamina com chia, linhaça e aveia, por exemplo. Basta incluir uma fruta de sua preferência, leite e bater no liquidificador.
O chá de chia também é uma boa opção de bebida com a semente
Quem é do time dos chás não abre mão de incluir um deles nas refeições. O chá de chia é uma ótima opção neste caso. Além dos benefícios já citados, ele também tem ação desintoxicante, fortalece o sistema imunológico e ajuda a controlar o índice glicêmico das refeições. Por isso, pode ser benéfico para diabéticos. O preparo é simples: basta ferver duas colheres de sobremesa de chia em 300ml de água por dois minutos, deixar a bebida descansar por 10 minutos e consumir imediatamente depois disso. Assim como nos sucos e vitaminas, o chá de chia deve ser adoçado com mel.
A chia pode ser incluída no preparo de diferentes receitas
Bolos, panquecas, cookies e outros alimentos podem ser uma boa forma de descobrir como tomar chia. Neste caso, o que vai determinar se você vai usar a semente ou a farinha de chia é a receita. Em omeletes, por exemplo, a semente de chia pode dar um toque crocante ao preparo. Para a tapioca, ela pode ser misturada com a goma na hora do preparo. Já em panquecas, bolos e pães, a farinha de chia pode substituir a de trigo, principalmente na dieta de celíacos.
Misturada com iogurtes, ovos, sanduíches e outros alimentos
Quando você não tiver tempo de preparar receitas um pouco mais elaboradas, a chia também pode fazer parte da sua refeição. Neste caso, basta misturá-la no que você for comer. Ela combina com iogurtes, com o recheio de sanduíches e torradas e pode ser incluída, até mesmo, em ovos mexidos ainda na panela. A semente de chia é bem pequena, não tem sabor forte e não vai causar estranheza na hora do consumo desta maneira.