Você conhece o crudivorismo? Saiba 4 mitos e verdades sobre essa alimentação
Na busca por uma alimentação saudável e equilibrada, sempre surgem novas dietas e métodos para maior consumo dos nutrientes. E a alimentação crudívora passou a ser cada vez mais adotada por pessoas que se preocupam com a absorção de nutrientes para melhor funcionamento do corpo. O crudivorismo, ou “dieta viva”, nada mais é do que eliminar a ingestão de alimentos cozidos. Isso mesmo, nada de fogão ou forno por aqui! E apesar de estar em alta há pouco tempo, esse método surgiu nos anos 80. Porém, ainda existem muitas dúvidas e questionamentos sobre o crudivorismo que precisam ser esclarecidas. Veja a nossa lista de mitos e verdades sobre esse tipo de dieta.
O crudivorismo ajuda a desintoxicar o corpo: verdade
Os crudívoros acreditam que os alimentos perdem suas enzimas no cozimento. E essa teoria já foi comprovada em pesquisa por diversas instituições. As enzimas, presentes em cada comida que você consome, são responsáveis por fazer a ponte entre os nutrientes e o seu organismo. Ao facilitar a absorção das substâncias boas, você ajuda a melhorar e a desintoxicar o seu corpo.
Quem opta pelos alimentos vivos fica constantemente com fome: mito
A sensação de saciedade não está ligada ao cozimento dos alimentos e, por conta disso, é mito dizer que os crudívoros passam fome. O que acontece é exatamente o contrário, por consumirem muito mais nutrientes, eles sentem saciedade por mais tempo. Mas, assim como todo tipo de alimentação, é preciso comer de 3 em 3 horas ou de acordo com as recomendações do seu nutricionista.
Comer apenas alimentos crus causa insuficiência de vitaminas e minerais: verdade
Embora sempre existam pessoas para dizer que dietas sem o consumo de carne possuem déficit de vitaminas, isso é comum em qualquer tipo de alimentação. É muito difícil que alguém, por conta própria, consiga montar um cardápio que abranja todas as vitaminas e nutrientes necessários para o funcionamento do corpo. E no caso dos crudívoros o ideal é procurar um médico especialista e fazer a reposição da vitamina B12.
Existe uma falta de proteínas na dieta crudívora: mito
Associar as carnes como único alimento rico em proteínas é um dos erros mais comuns relacionados à alimentação. É possível ingerir ótimas doses de proteínas com as folhas verdes, legumes, abacate e sementes. O espinafre, inclusive, possui uma quantidade de proteínas maior do que a carne vermelha. Então, a dieta viva possui, sim, ingestão de alimentos proteicos.