Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Arroz integral: conheça mitos, verdades e aprenda receitas fáceis
Guia Culinário 07/05/2024

Arroz integral: conheça mitos, verdades e aprenda receitas fáceis

Cada vez mais indicado e incorporado às na rotina saudável, o arroz integral é, reconhecidamente, um alimento poderoso, que traz diversos benefícios à saúde. Apesar disso, o cereal, caracterizado por manter a sua casca, ainda é motivo de dúvidas. Para sanar de uma vez por todas essas questões, vamos desvendar os mitos e verdades, explicar como fazer arroz integral, além de trazer receitas. Acompanhe!

Quais são os mitos e verdades do arroz integral?

Que tal entender mais e desmistificar o assunto? Para isso, confira as principais dúvidas que rondam o arroz integral e entenda o que é verdade e o que é mito!

1.Comer arroz integral ajuda a emagrecer

Verdade! O arroz integral é um alimento recomendado para todos aqueles que querem emagrecer com saúde e qualidade de vida. Além de ajudar no funcionamento do intestino, suas fibras também promovem uma sensação de saciedade, e, consequentemente, você comerá menos.

2.O arroz integral é bom para o cérebro

Verdade! O magnésio, encontrado em grande concentração no cereal, é um importante nutriente para o cérebro. Ele é necessário para a síntese do neurotransmissor serotonina. O mineral ainda compensa a ação do cálcio em todo nosso corpo, que participa, por exemplo, do processo de transmissão de impulsos nervosos. Ele ainda impede que ocorra um aumento abrupto de cálcio nos neurônios.

3.O arroz integral é bom para regular a diabetes

Verdade! O arroz integral também é um aliado dos portadores de diabetes do tipo 2. Uma pesquisa, publicada no International Journal of Food and Nutrition, mostrou que o consumo de arroz integral diminui o nível de glicose no sangue dos participantes saudáveis e diabéticos. E, no caso desse último grupo, a redução da glicemia foi de 35%.

4.O arroz integral é bom para o sistema cardiovascular

Verdade! O magnésio do arroz integral ajuda a regular o ritmo cardíaco, a inibir a agregação das plaquetas e a relaxar o músculo liso dos vasos sanguíneos. A pectina, fibra solúvel do arroz integral, também ajuda a reduzir outro fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares: o colesterol.

5.O arroz integral é benéfico para quem treina

Verdade! Graças ao fósforo, o ingrediente é muito importante para o desenvolvimento de massa muscular, pois estimula a contração muscular e garante energia para os treinos. Por isso, é fundamental que o arroz integral esteja presente nas refeições principais do dia.

6.O arroz branco engorda mais que arroz integral

Mito. O arroz branco e o integral têm praticamente a mesma quantidade de calorias, sendo o arroz integral, até mesmo, um pouco mais calórico (100 gramas de arroz branco cozido fornecem 170 kcal, enquanto o integral fornece 180 kcal). Mas a grande vantagem de se consumir o arroz integral é que ele apresenta um maior conteúdo de fibras, que poderão contribuir para a saciedade e o melhor funcionamento do intestino.

7.Arroz integral não tem gosto de nada

Mito. Nenhum arroz tem gosto de nada, o que vai deixá-lo saboroso é a forma de preparo.

Pode comer arroz integral todos os dias?

Sim, já que o arroz integral é supernutritivo e faz muito bem à saúde. A porção central do grão integral é composta majoritariamente por amido. Já sua camada mais externa, além de lipídios e proteínas, é rica em vitaminas, minerais e fibras solúveis e insolúveis.

Nesse sentido, os grãos são responsáveis por equilibrar os níveis de colesterol e, principalmente, reduzir as taxas de LDL (gordura ruim) no sangue. Com a presença de magnésio em quantidades significativas no organismo, o ingrediente auxilia no relaxamento dos músculos e vasos sanguíneos e controla o ritmo dos batimentos cardíacos. Por isso, o cereal é conhecido como amigo do coração.

Além disso, as fibras alimentares do ingrediente estimulam o fluxo intestinal e promovem uma boa digestão dos alimentos. O alimento também contribui para a prevenção da prisão de ventre e do câncer de cólon ou reto.

Por que não pode refogar o arroz integral?

O ideal é não refogar o arroz integral na hora de seu preparo para não selar os grãos – pois, caso isso aconteça, a água será impedida de penetrá-lo e o cozimento do arroz levará mais tempo. Portanto, a dica é: refogar o alho e/ou a cebola. Depois, adicionar o sal, a água e, por último, cozinhar o arroz (como se faz com o arroz branco).

Por que o arroz integral ajuda a emagrecer?

Por serem consideradas carboidratos de lenta absorção, as fibras do arroz integral são digeridas de maneira lenta. Isso faz com que o alimento forneça energia prolongada entre as refeições, promovendo saciedade – e menos fome – por mais tempo. O que é ótimo para quem deseja emagrecer.

Quais receitas saudáveis fazer com arroz integral?

1.Arroz integral com frango

Arroz integral com frango

O arroz integral com frango é uma das combinações mais saborosas e saudáveis, pois é rica em fibras, vitaminas e proteínas. Aprenda o passo a passo com essa receita maravilhosa!

2.Arroz integral com filé mignon e abóbora

Arroz integral com filé mignon e abóbora

Essa receita de arroz integral com filé mignon e abóbora é deliciosa, rápida e de fácil preparo, também traz diversos nutrientes, sendo fonte de ferro e de proteína. Confira!

3.Poke com arroz integral

Poke com arroz integral

Que tal experimentar essa receita havaiana? Feito à base de peixe cru, vegetais, frutas e outros ingredientes, o poke com arroz integral propõe um mix de sabores. Confira!

4.Arroz integral com cebola caramelada e kafta vegana

Arroz integral com cebola caramelada e kafta vegana

O arroz integral com cebola caramelada e kafta vegana é uma opção de almoço completo, saudável e de fácil preparo. Aproveite!

5.Arroz integral sírio

Arroz integral sírio

Que tal um mergulho na culinária árabe? Esse arroz integral sírio é saboroso e sem dificuldade nenhuma na hora do preparo: fica pronto em meia hora!

6.Tabule quente de arroz integral

Tabule quente de arroz integral

Esse tabule quente de arroz integral é um prato simples, fácil de fazer, nutritivo e muito saboroso. Experimente!

7.Tomates recheados de arroz integral e cogumelos

Tomates recheados de arroz integral e cogumelos

Quer um prato mais sofisticado, mas com zero dificuldade na hora de cozinhar? Então, essa receita de tomates recheados de arroz integral e cogumelos é perfeita!

8.Bolinho de arroz integral recheado de espinafre

Bolinho de arroz integral recheado de espinafre

Sabe quando sobra aquele arroz na panela e não temos ideia do que fazer com ele? Bem, aqui indicamos zero desperdício e nossa receita de bolinho de arroz com recheio de espinafre ajuda nesse sentido. Nela podemos aproveitar as sobras de arroz e transformar em um prato extremamente saboroso!

9.Arroz integral com grão-de-bico e espinafre

Arroz integral com grão-de-bico e espinafre

Esse arroz integral com grão-de-bico e espinafre fica pronto em apenas 20 minutos! Confira o passo a passo e veja como é fácil e prazeroso comer bem.

10.Arroz integral com quinoa, shitake e legumes orgânicos

Arroz integral com quinoa, shitake e legumes orgânicos

Quer tradição e sofisticação? Então nossa receita de arroz integral com quinoa, shitake e legumes orgânicos é para você. E fica ainda melhor servida com carne assada ou peixe.

11.Hambúrguer orgânico de arroz integral com palmito

Hambúrguer orgânico de arroz integral com palmito

Para quem tem intolerância à lactose ou segue uma alimentação vegetariana, essa receita de hambúrguer orgânico à base de arroz integral com palmito é a refeição ideal. Confira!

12.Arroz integral doce

Arroz integral doce

Que tal uma sobremesa mais nutritiva e saudável? Nossa versão de arroz doce integral supersaborosa. Experimente!

Além de diversos benefícios, o arroz integral também é fonte de sabor! Você pode utilizar o ingrediente para a alimentação diária e garantir um gostinho especial para as receitas em pouquíssimo tempo. Assim, é possível aproveitar os nutrientes presentes nos grãos e curtir um preparo para lá de delicioso e saudável.