Existe chá para engravidar? Descubra quais aumentam a fertilidade
Buscar alternativas naturais para aumentar a fertilidade e conseguir engravidar de maneira segura é bem mais comum do que parece, sabia? É que alimentos como inhame, aveia, linhaça, gergelim e centeio podem contribuir para a gravidez por serem ricos em nutrientes que tornam a mulher mais fértil. Nesse sentido, chás como de urtiga, dente-de-leão e casca de inhame também possuem um efeito direto na fertilidade. Não à toa, algumas pessoas os conhecem como “chás para engravidar”.
Para saber mais sobre cada um deles e conhecer as propriedades que aumentam a fertilidade do organismo feminino, continue lendo a matéria!
Chá de inhame é rico em fito-hormônios que aumentam a fertilidade
Aliado à fertilidade feminina, o inhame é um dos principais alimentos que ajudam a estimular a gravidez de maneira natural e segura. Além de ser rico em substâncias que estimulam a produção de estrogênio, o tubérculo possui um fito-hormônio chamado “diosgenina”, responsável por modular a produção de progesterona e estradiol (dois hormônios femininos). Por isso, beber o chá de inhame durante o período fértil é uma ótima forma de aumentar estimular os ovários naturalmente. Basta colocar pedaços da casca do alimento na água fervente, esperar 5 minutos com a panela tampada e coar para beber em jejum.
Chá de urtiga tem ação anti-inflamatória
Com propriedades anti-inflamatórias que atuam diretamente no aparelho reprodutor feminino, o chá de urtiga é outra bebida perfeita para quem deseja engravidar de maneira saudável. A planta, conhecida também como urtigão, ortiga ou urtiga-maior, ainda é rica em antioxidantes que fortalecem a imunidade, combatendo a ação de radicais livres e prevenindo uma série de doenças neurodegenerativas. Para fazer o chá de urtiga basta colocar cerca de 5 gramas das folhas secas da planta em uma xícara com água fervente e esperar 10 minutos. Depois é só coar e beber ao longo do dia!
Chá de dente-de-leão aumenta a circulação sanguínea do corpo
Caracterizado como uma planta alimentícia não convencional (PANC), o dente-de-leão é um vegetal pouco consumido, mas que possui diversos benefícios que podem a aumentar a fertilidade das mulheres. O seu segredo, na verdade, envolve a circulação sanguínea do corpo. Para quem não sabe, o chá de dente-de-leão ajuda a desentupir vasos e artérias, favorecendo o crescimento folicular do ovário e colaborando para a saúde do endométrio. Para preparar a bebida, basta misturar uma colher (sopa) da raiz ou das folhas do dente-de-leão em 200 ml de água fervente. Depois, é só abafar o chá por 10 minutos e coar antes de beber.