Festas infantis: 7 opções saudáveis para servir para as crianças
Por mais que muita gente levante a bandeira da comida saudável, em alguns casos essas pessoas abrem uma exceção, especialmente se o motivo for um evento especial. Nós somos os únicos responsáveis pelo que comemos, mas quando se trata da alimentação infantil isso deixa de ser verdade. Afinal, a criança não prepara os seus próprios pratos, o que faz com que ela dependa completamente de adultos para comer bem.
Mas mesmo quando os pais são preocupados, é bem comum que “a regra da exceção” se aplique também a elas, e isso é especialmente verdade quando se trata de festas de crianças. Nessas ocasiões vemos salgadinhos cheios de fritura e doces entupidos de açúcar. A boa notícia é que aos poucos as famílias começaram a se preocupar cada vez mais com o que servir nesses eventos, e procuram alternativas saudáveis para oferecer não só aos seus próprios filhos como também aos outros convidados, que também são crianças. Se você também quer entrar nessa leva e não sabe por onde começar, nós separamos algumas sugestões de comidas saudáveis que podem ser servidas nesses eventos.
Sanduíches com patês podem ser feitos com ingredientes naturais
Nada como deixar a criança decidir o que ela quer comer e de quebra ainda ser saudável. Você pode, claro, optar por montar sanduíches naturais, mas talvez para elas seja mais divertido criar o seu próprio do zero. Deixe pães disponíveis em uma mesa ao lado de patês ou mesmo ingredientes muito utilizados em sanduíches e ainda assim saudáveis, como alface e tomate. Aqui é importante que os patês em questão sejam preparados em casa, pois essa é a maior garantia que você terá alternativas realmente saudáveis para os pequenos. Outra sugestão é cortar o pão em algum formato divertido, como um animal, pois isso irá incentivar a criança a comê-lo.
Espetinho saudável oferece opções salgadas e doces
Esqueça os espetinhos de carne! Aqui quem toma conta são opções mais saudáveis, que podem ser tanto salgadas quanto doces. No primeiro caso você pode colocar pedaços de queijo minas e tomate cereja de forma intercalada, por exemplo. Já se opção for doce, as frutas podem tomar conta, seja lá quais forem elas. Essa, inclusive, é uma alternativa para as crianças que querem comer, mas também continuar brincando, já que uma salada de frutas vai solicitar que suas duas mãos fiquem ocupadas, enquanto o espetinho de frutas apenas uma.
Palitinhos de cenoura são saborosos e nutritivos
Embora a sugestão aqui seja palitinho de cenoura a verdade é que você pode repetir a ideia com outros tipos de vegetais. Afinal, tomate, pepino e brócolis também são comidos crus. Se quiser, coloque um potinho de azeite do lado, já que ele é ótimo para o coração e ainda ajuda na redução do colesterol ruim (LDL). Já em relação aos vegetais, cada um deles possui ótimas propriedades nutritivas, mas de uma forma geral são ricos em vitaminas e minerais, além de essenciais na nossa alimentação diária.
Picolé caseiro é alternativa doce e refrescante
Outra ótima alternativa doce é preparar um picolé caseiro. Aqui, as opções são várias, já que ele pode ser feito a partir de polpas de frutas ou mesmo de iogurte. No primeiro caso ele vai trazer consigo os benefícios dos sucos orgânicos, e no segundo todos os probióticos essenciais para o bom funcionamento do corpo. Além disso, você também pode acrescentar algumas frutas congeladas durante o preparo, ou mesmo pedaços de um cookie integral para deixar essa sobremesa ainda mais rica e deliciosa.
Salgados caseiros de forno são bem melhores que os fritos
Se você faz tanta questão assim de um salgadinho na festa infantil o mais importante é não comprar os pré-prontos industrializados. Além disso, esqueça qualquer tipo de fritura e os faça no forno, já que isso irá evitar os malefícios das gorduras presentes nos óleos. Algumas opções que fazem muito sucesso entre as crianças são quibes e esfihas, que não necessariamente precisam ser de carne, podendo ter como recheio o espinafre, por exemplo. Além de ser uma folha rica em vitaminas A, C e K e do complexo B, ele é ainda uma excelente opção para combater a anemia por ser rica em ferro. A verdura também é uma ótima fonte de fibras, sendo ótima para regular o aparelho digestivo, além de ajudar a combater doenças respiratórias.
Frutas e sucos devem ser servidos à vontade
A opção tradicional também é muito bem-vinda! Neste caso a forma que você for deixar as frutas disponíveis para as crianças pode ser exatamente o que fará elas comerem. Além da dica do espetinho você pode colocá-las em potinhos e deixá-los em um local onde elas possam pegar a vontade. Também é possível colocar tudo em copos e servir como uma salada de frutas, com a opção de colocar mel, por exemplo. No caso das melancias há ainda mais um truque: corte-as em pedaços triangulares e espete um palito de sorvete na casca de forma a ficar bem firme. Assim, elas poderão comer essa fruta refrescante como se estivessem aproveitando um picolé. Lembrando que o suco também é uma ótima alternativa ao refrigerante.
Chips caseiros de batata, cenoura, maçã ou banana substituem as versões industrializadas
Mais uma sugestão que pode ser tanto salgada quanto doce. Esqueça as batatinhas industrializadas e aposte nas chips feitas em casa, que são muito saborosas e saudáveis. Para prepará-las basta cortá-las bem fininhas, colocá-las em uma forma forrada com papel manteiga e depois levá-las ao forno até ficarem crocantes. No caso das salgadas ainda é possível colocar um pouquinho de sal, azeite ou mesmo alecrim para ter mais sabor. Já quando se trata das doces a canela pode ir muito bem quando elas saírem do forno. A melhor parte desse lanche é que ele conserva o valor nutricional dos legumes e frutas, sendo uma opção muito boa para manter a dieta das crianças bem balanceada.