
Ocitocina: o que é e para que serve e os alimentos que estimulam a sua liberação
A produção de ocitocina, assim como de todos os outros hormônios que regulam o organismo, pode ser influenciada pelos alimentos presentes na alimentação diária. Conhecida como “hormônio do amor”, a ocitocina é produzida pelo hipotálamo e encontra receptores em células de todas as partes do corpo. A sensação de bem-estar que o hormônio ocitocina é capaz de despertar estimula até mesmo trocas de afeto mais profundas, além do alívio do estresse e da ansiedade. Continue lendo e descubra como aumentar os níveis de ocitocina no seu corpo por meio da alimentação.
O que é ocitocina? Para que serve?
Junto com a serotonina, a dopamina e a endorfina, a ocitocina compõe um grupo conhecido como “hormônios da felicidade”. Os efeitos físicos e psicológicos que a ocitocina provoca ficam muito evidentes em mulheres em trabalho de parto. Nesse momento, uma verdadeira descarga hormonal acontece para preparar o corpo feminino para a passagem natural do bebê. A ocitocina age fazendo com que o útero realize as contrações que possibilitam o parto. Assim que o bebê nasce, a ocitocina atua diminuindo sangramentos naturais e, ao mesmo tempo, também vai facilitar a sensação de apego entre os membros da família. A ocitocina também está envolvida na produção de leite materno.
Mas não é apenas em mulheres que a ocitocina mostra seu potencial. Em qualquer indivíduo, níveis saudáveis de ocitocina também impulsionam as interações sociais, uma vez que faz com que as pessoas se sintam mais seguras e confiantes ao lidarem com os outros. Na via inversa do cortisol – conhecido como hormônio do estresse e da adrenalina -, a ocitocina é o hormônio responsável pelo relaxamento e pela sensibilidade nas trocas. Níveis regulados de ocitocina também estão envolvidos em uma melhor qualidade do sono e no relaxamento muscular.
Alimentos que ajudam a aumentar a liberação do hormônio ocitocina
Existem alguns alimentos que têm o poder de estimular a liberação da ocitocina no corpo quando são consumidos com regularidade e dentro de uma dieta equilibrada. O espinafre é um dos exemplos. A folha verde escura é rica em ferro e contém muitas vitaminas e minerais, como potássio e ácido fólico. Comer espinafre no café da manhã é uma forma de começar o dia com mais ocitocina. Veja a seguir uma lista de alimentos que promovem o bem-estar:
- Banana
- Abacate
- Melancia
- Chá verde
- Suco de laranja
- Azeite de oliva extra virgem
- Brócolis
- Sementes de chia
No dia a dia, você pode preparar receitas como bolinho de brócolis, crepioca de banana, suflê de espinafre ou sagu de chia, por exemplo. São opções deliciosas e que vão te fazer sentir muito bem.
Ocitocina: hábitos saudáveis para incluir na rotina
Além de pensar em opções de receitas com alimentos envolvidos na liberação de ocitocina, existem hábitos simples que também podem fazer com que o nível desse hormônio aumente. O contato físico com pessoas queridas, com um abraço, por exemplo, é uma forma de ter mais bem-estar. Fazer alguma atividade em grupo, seja a prática de um esporte ou um trabalho voluntário, é outra maneira de aprofundar vínculos e estimular a liberação de ocitocina.