Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Veja 7 receitas que podem ser consumidas por intolerantes a lactose
Guia Culinário 21/05/2018

Veja 7 receitas que podem ser consumidas por intolerantes a lactose

Você sabe o que é a intolerância a lactose? De uma forma simplificada, o corpo de quem a possui não tem uma enzima que permite a absorção de lactose. As consequências, quando há seu consumo, em geral estão relacionadas a dores abdominais, diarreia ou prisão de ventre. O grande problema é que a lactose está presente no leite, e acredite: ele e seus derivados fazem mais parte da sua alimentação diária do que você pensa. Afinal, iogurtes e queijos estão proibidos, assim como bolos e doces em geral, já que em sua fórmula há a adição do ingrediente. Mas isso não significa que intolerantes precisem ter uma dieta tão restritiva assim. Além de existirem bons substitutos, como o leite de amêndoas, há receitas deliciosas na qual a lactose não está presente. Conheça algumas delas:

Chai com bebida de arroz com quinua e coco

Caso você não esteja familiarizado com o nome, saiba que masala chai, ou simplesmente chai, é uma bebida típica da Índia que conta com uma mistura de especiarias no leite. Mas neste caso o ingrediente será substituído por um leite desnatado zero lactose. Além disso, a receita possui também quinua, ou quinoa, e coco, ambos muito benéficos para a saúde. Aliás, de uma forma geral o chai, além de delicioso, ainda ajuda o sistema digestório a funcionar melhor, atuando, nesse sentido, como vários tipos de chás, só que mais nutritivo. Saiba aqui como preparar essa bebida.

Crumble de morangos orgânicos com musli

O musli, ou muesli, nada mais é do que uma mistura de cereais e oleaginosas que muitas vezes é consumido com leite. E como esse último ingrediente é exatamente o que deve ser evitado por intolerantes a lactose, aqui ele ficará de fora. É bom lembrar que a receita é de crumble, um prato de doce que tem origem britânica. Portanto, morangos são utilizados no seu preparo. Por fim, a fruta, além de muito saborosa, é rica em vitaminas. Para aprender a fazer esse lanche nutritivo clique aqui.

Lassi de morango zero lactose

O lassi é outra bebida que surgiu na Índia e que com o passar do tempo foi difundida para o resto do mundo. Assim como o chai, ele é feito com especiarias, mas aqui não temos leite, mas sim iogurte, que não deixa de ser seu derivado. A diferença é que nesta receita o ingrediente utilizado é zero lactose, o que permite seu consumo por intolerantes a essa substância. Além de possuir morango, contém mel, que não apenas é um bom substituto ao açúcar como também ajuda o intestino a funcionar melhor e aumenta a imunidade de quem o consome. Saiba aqui o passo a passo do lassi de morango zero lactose.

Sopa fria de tomate e maçã

Vale lembrar que não é preciso substituir o leite em tudo, pois em algumas receitas ele nem aparece! Esse é o caso da sopa fria de tomate e maçã, que além de deliciosa possui diversos benefícios. A receita é rica em fibras e fonte de vitamina C, o que faz com que ela combata o envelhecimento precoce e seja anticancerígena. Essa sopa também alivia a gastrite, melhora a visão e controla a diabetes. Por fim, é indicada para quem quer emagrecer, pois acelera a queima de gorduras e reduz o apetite. Para saber como prepará-la basta clicar aqui.

Vitamina zero lactose com frutas vermelhas

O que é vitamina? De uma forma geral acreditamos que é o leite batido com alguma fruta, mas não é exatamente assim. Na verdade se trata de uma receita muito nutritiva, que pode inclusive não conter lactose. Nesta vitamina de frutas vermelhas é utilizada uma bebida de aveia orgânica, que além de nutritiva é muito refrescante. A receita conta também com farinha de chia, que é uma fonte de fibras muito indicada para quem quer perder peso. Descubra aqui como preparar essa vitamina com frutas vermelhas.

Arroz doce com leite de arroz, quinoa e coco com amêndoas, goji berry e damascos

Todo fã de arroz doce sabe que essa é uma sobremesa proibida a intolerantes a lactose. Mas será mesmo? Nesta receita a comida tradicional de festa junina é feita com leite de arroz, e por isso está livre da substância que pode causar reações. Lembrando que esse ingrediente é tão benéfico quanto o leite de vaca, sendo uma ótima fonte de carboidratos e aliado da saúde do coração pela ausência de colesterol. Também possui quinoa e coco com amêndoas, goji berry e damascos, todos alimentos muito nutritivos e que ajudam o corpo a funcionar bem. Quer fazer essa versão mais saudável de arroz doce? Então clique aqui para aprende-la.

Chocolate quente com bebida de soja e amêndoas

Por fim temos uma bebida que costuma ser muito associada a dias mais frios: o chocolate quente. A diferença é que neste caso em vez de leite é utilizada a bebida de soja, que contém proteínas que ajudam a combater alguns tipos de câncer. A receita também utiliza o achocolatado light, que é muito mais saudável e conserva melhor o sabor do cacau e os benefícios presentes nele. A bebida também é rica em fibras, que ajudam a regular o intestino e dão aquela sensação de saciedade que nos impede de comer mais do que deveríamos. Para aprender a fazer o chocolate quente com bebida de soja e amêndoas basta clicar aqui.