Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Macro e micronutrientes: saiba suas diferenças e por que consumi-los
Guia Culinário 06/05/2024

Macro e micronutrientes: saiba suas diferenças e por que consumi-los

Você já ouviu falar em macro e micronutrientes? Apesar de cumprirem papéis distintos no nosso organismo, essas duas categorias de nutrientes são igualmente importantes para a saúde. Para que você aprenda mais sobre o assunto, nós fizemos este guia explicando as diferenças – e os benefícios – dos macronutrientes e dos micronutrientes. Dá uma olhada!

O que são macro e micronutrientes?

O grupo dos macronutrientes é formado por carboidratos, gorduras, fibras e proteínas, que são os responsáveis por fornecer energia para o funcionamento do corpo. Por conta disso, eles devem ser consumidos em maior quantidade no dia a dia.

Já o grupo dos micronutrientes também é fundamental para o organismo – afinal, eles contribuem para as reações químicas que liberam energia para o corpo. Só que, enquanto os macronutrientes precisam ser consumidos em grande quantidade, os micronutrientes, que são compostos por vitaminas e minerais, podem ser consumidos com parcimônia – apenas alguns miligramas por dia são suficientes!

Quais são os exemplos de macronutrientes?

Os macronutrientes, compostos por carboidratos, gorduras, fibras e proteínas, podem ser encontrados em diversos alimentos.

Os carboidratos cumprem importante função energética, pois são utilizados pelas células no processo respiratório –, por exemplo, podem ser encontrados em diferentes tipos de pães, batatas e cereais (como arroz e milho).

As gorduras, por sua vez – que são importantes para manter a temperatura do corpo, auxiliar no transporte de vitaminas, proteger os órgãos vitais, ajudar no controle do colesterol e fonte de energia – podem ser encontradas em alimentos como abacate, peixes e oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes).

As fibra – que ajudam a garantir o bom funcionamento do intestino, manter o controle do trânsito intestinal e reduzir os níveis de glicose no sangue – são encontradas em leguminosas, folhas verde-escuras e cereais integrais (arroz, aveia e trigo).

E, por fim, as proteínas – que ajudam a fortalecer os músculos, a produzir anticorpos e transportar oxigênio – são encontradas em carnes, ovos, leites e derivados.

Quais são os exemplos de micronutrientes?

Tanto as vitaminas hidrossolúveis (C e do complexo B) quanto as lipossolúveis (A, D, E e K) fazem parte da categoria de micronutrientes. Elas são muito importantes para o funcionamento do sistema nervoso, cardiovascular, fortalecem a imunidade, os ossos, músculos, fazem bem para a saúde da pele e dos cabelos.

Minerais como cálcio, ferro, sódio, potássio, iodo, cobre, zinco, manganês, flúor e magnésio também são constituintes do grupo dos micronutrientes. Eles são fundamentais para a manutenção dos tecidos do corpo e, por isso, devem ser consumidos todos os dias.

Vale destacar que os micronutrientes (vitaminas e minerais) podem ser encontrados em diversos tipos de alimentos:

  • legumes;
  • verduras;
  • frutas;
  • peixes;
  • carne bovina;
  • ovos;
  • leites e derivados.

Ou seja, para consumir todos os nutrientes necessários, é essencial manter uma alimentação diversificada. Por isso, a nossa dica é sempre seguir as indicações de um nutricionista.

Como obter macros e micronutrientes?

Se você deseja inserir macro e micronutrientes em sua rotina, mas não sabe por onde começar, não se preocupe: vamos te ajudar! Confira, a seguir, algumas receitas saudáveis e super deliciosas para o seu dia a dia:

1.Bagel saudável

como fazer bagel saudável?

Aprenda a fazer uma receita de bagel saudável cheia de macro e micronutrientes. É um pão típico das comunidades judaicas da Polônia em formato de anel. Uma delícia!

2.Panzanella (salada de pão)

Tigela redonda com panzanella, a salada de pão, que está ao lado de uma vasilha com salsinha e fatias de limão siciliano

Nesta receita de panzanella, uma salada de pão bem criativa, você vai encontrar uma mistura de sabores e texturas que criará uma experiência nutritiva maravilhosa. Experimente!

3.Sanduíche caprese com molho pesto

Sobre tábua de madeira, há um sanduíche caprese com molho pesto cortado ao meio, um potinho com molho e raminhos decorativos

O sanduíche caprese é uma ótima opção para quem busca um prato gostoso, prático, sofisticado e saudável. E o melhor de tudo é que a receita leva apenas 30 minutos para ser preparada. Aproveite!

4.Creme de alho saudável com espetinho de frango

receita de espetinho de frango; receita de creme de alho

Outro exemplo de macro e micronutrientes é esse creme de alho saudável para comer junto a um espetinho de frango, rico em proteínas e muito saboroso. Confira!

5.Frango cremoso com brócolis

como fazer frango cremoso com brócolis

Esse prato de frango cremoso com brócolis é leve, nutritivo e cheio de muito sabor! Veja os detalhes de como prepará-lo e se delicie!

6.Salada caesar saudável

como fazer salada caesar saudável?

Quer uma receita deliciosa, crocante e cheia de macro e micronutrientes? Então, temos uma opção perfeita: salada caeser. Nossa versão utiliza apenas ingredientes orgânicos e saudáveis.

7.Macarrão de uma panela

Macarrão de uma panela

A receita de macarrão de uma panela é prática, saudável e saborosa. Ela é feita com o espaguete integral e ainda leva tomate-cereja, espinafre e mozzarella de búfala. Confira!

8.Macarrão cremoso

Macarrão cremoso

O macarrão cremoso é um prato fácil de preparar, saboroso e repleto de macro e micronutrientes. Nele, colocamos espaguete integral, tomate-cereja, manjericão e castanha de caju. Fica uma delícia!

9.Salada de quinoa

salada vegetariana com quinoa

Procura um prato saudável, colorido e muito saboroso? Então, a receita de salada de quinoa é para você! Você pode colocar diferentes tipos de grãos, legumes e frutas. Experimente!

Agora que você já sabe o que é macro e micronutrientes, não deixe de incluir alimentos no seu dia a dia. E para diversificar o cardápio, conte com as nossas receitas e sugestões!