Que tal fazer lanche sem pão? Veja maneiras de substituir esse carboidrato
Para fazer uma dieta low carb, é necessário diminuir (ou até mesmo cortar) alguns alimentos da dieta. No entanto, isso deve ser feito sempre com a orientação de um nutricionista – assim, é possível substituir diferentes comidas sem correr o risco de gerar uma deficiência nutricional. É possível, por exemplo, substituir o pão na hora do lanche por outros ingredientes, como a tapioca, seguindo uma alimentação mais restrita. Para te ajudar, nós separamos algumas dicas de como substituir esse tipo de carboidrato no dia a dia sem abrir mão de uma dieta saudável. Vale a pena conferir!
Como substituir o pão de forma saudável e equilibrada?
A primeira dica para substituir o pão no dia a dia é tentar buscar alternativas variadas para enriquecer cada vez mais a dieta. Receitas feitas com farinha de aveia ou linhaça, por exemplo, podem acrescentar bastante em termos nutricionais e render lanches bem saborosos. Também é possível recorrer aos biscoitos de arroz ou cookies integrais da Taeq, que além de saborosos são bem práticos (ótimos para levar na bolsa) e ricos em fibras, minerais e vitaminas. Aqui, nós listamos algumas alternativas para substituir o pão:
Aposte na tapioca recheada com queijos ou frutas
A primeira dica para substituir o pão de forma mais simples é apostar na tradicional tapioca. Para preparar, basta jogar a goma de tapioca em uma frigideira antiaderente (não há necessidade de usar nenhuma gordura), deixar fritar dos dois lados e, então, rechear com o que preferir. A combinação de queijo minas, tomate e orégano, por exemplo, fica deliciosa e é bem saudável! Também é possível apostar em um recheio de banana com mel e canela, morangos ou outra fruta que você preferir. Assim, é possível substituir o pão por um lanche bem saboroso e nutritivo.
Obs.: Também é possível preparar uma receita de crepioca simples misturando 1 colher de goma de tapioca com 1 ovo e uma pitada de sal. Depois de bater os dois ingredientes, basta fritar na frigideira e servir com o recheio de sua preferência.
Que tal preparar panquecas fit salgadas e doces?
Você sabia que é possível fazer panquecas fitness com poucos ingredientes e de forma rápida? Aqui, a nossa sugestão é misturar 1 ovo, 1 colher de sopa de farinha de aveia, 1 banana amassada, canela e mel a gosto e, depois, fritar em uma frigideira com óleo de coco – fazendo um lanche bem saudável e prático – rico em fibras, vitaminas e minerais.
Experimente o pão de frigideira feito à base de farinha de aveia
Você também pode fazer uma espécie de pão de frigideira com 1 ovo, 2 colheres de sopa de farinha de aveia e uma pitada de sal. Depois de misturar os ingredientes, basta fritar em uma frigideira com um pouco de óleo de coco e, então, cobrir com os ingredientes que você preferir: queijo, tomate, orégano, cogumelo salteado ou alguma fruta. Fica bem saboroso e nutritivo!
Faça omeletes para o lanche
Se você é um fã de receitas com ovos, a nossa sugestão é variar no preparo de omeletes para o lanche. Para fazer uma receita bem simples, basta bater dois ovos em um bowl e acrescentar os ingredientes que preferir: tomate, cebola, salsinha, cebolinha, queijo etc. Misture tudo ainda na tigela e leve para fritar na frigideira com um pouco de azeite. Também é possível fazer uma omelete doce com ovos batidos, algumas colheres de iogurte, mel e essência de baunilha. Depois de fritar, basta servir com as frutas da sua preferência, como banana ou morango. Fica de dar água na boca!
Aposte no iogurte incrementado com farinhas, granolas e frutas
Outra alternativa para quem quer abrir mão do pão na hora do lanche é fazer misturas nutritivas com o iogurte. Para isso, acrescente farinhas (como a de linhaça), granolas, sementes (como as de chia ou de girassol), frutas picadas e até mesmo um pouco de mel. Ao misturar o iogurte com esses ingredientes, você cria um lanche rico em fibras, cálcio, ferro, vitaminas e antioxidantes que ajudam a manter o corpo em bom funcionamento.
Vale destacar, ainda assim, que o ideal é procurar um nutricionista para montar um plano alimentar equilibrado. Dessa forma, você pode substituir o pão de maneira mais acertada e criar uma dieta voltada para o seu objetivo no momento.