Qual é a diferença entre vegano e vegetariano? Saiba aqui
O movimento do veganismo e vegetarianismo tem crescido bastante nos últimos 10 anos no Brasil. Mas você sabe qual é a diferença entre vegano e vegetariano? Acompanhe o texto a seguir e entenda o que é cada conceito, como escolher entre vegetarianismo e veganismo e aprenda a preparar os melhores pratos veganos e vegetarianos com nossas receitinhas!
Qual é a diferença entre vegano e vegetariano?
É considerado vegano o indivíduo que não consome nenhum alimento de origem animal. Além da alimentação, evita ao máximo usar roupas, cosméticos, suplementos, entre outros produtos, que são produzidos de forma exploratória e cruel contra os animais.
Já o vegetariano é aquele que não come carne, mas pode vir a consumir outros alimentos de origem animal, como ovo, laticínios e mel.
Resumidamente, veja na tabela a diferença entre vegano e vegetariano:
Quais os principais selos de certificação vegana?
Você sabia que existem diferentes selos de certificação presentes nas embalagens de produtos veganos? Veja, a seguir, o que significa cada um deles:
Cruelty free
Em tradução livre, cruelty free significa “livre de crueldade”. Portanto, os produtos que vêm com esse selo trazem a garantia de que eles são produzidos com ingredientes que não foram testados em animais.
Selo SVB
O selo SVB é o selo da Sociedade Vegetariana Brasileira. Recebem tal identificação os produtos que não possuem ingredientes de origem animal e que não foram testados por animais em nenhuma etapa de sua produção.
Vegano
Os produtos que recebem o selo vegano são aqueles que não possuem matéria-prima de origem animal e nem mesmo substâncias produzidas por animais, como mel.
Quais são os pilares do veganismo?
O veganismo tem como pilar:
1. Ética animal
Os veganos reconhecem os direitos dos animais e lutam contra a exploração e o uso destes para benefício humano.
2. Preocupação com o meio ambiente
Eles acreditam que a agricultura animal (a pecuária) produz impactos negativos ao meio ambiente – como desmatamento e emissões de gases de efeito estufa – e lutam para reduzir os danos ecológicos por meio do veganismo.
3. Cuidado com a saúde
Por ter como base o consumo de vegetais, legumes e outros alimentos nutritivos, a alimentação vegana traz diversos benefícios à saúde, entre eles a redução de risco de doenças crônicas (diabetes, problemas cardiovasculares, etc.).
4. Luta pelos direitos humanos
Os veganos defendem que a indústria da carne não só viola os direitos dos animais, como também das pessoas, por meio de exploração e péssimas condições de trabalho. Por isso, também lutam pelos direitos humanos.
Quais são os tipos de vegetarianismo?
De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), existem cinco tipos de vegetarianismos, são eles:
Qual é a diferença entre os produtos vegano e vegetariano?
Os produtos veganos são aqueles que não contêm ingredientes de origem animal – no caso de alimentos –, e também não são testados em animais – no caso de cosméticos, shampoos, etc.
Já os produtos vegetarianos podem incluir ingredientes de origem animal na sua composição, como ovo, leite ou mel.
Quais alimentos não são veganos?
Os veganos e vegetarianos devem ficar atentos à composição dos alimentos, pois alguns deles têm origem animal – e, muitas vezes, passam despercebidos. Veja, a seguir, alguns desses produtos:
1. Colágeno ou gelatina
Essas proteínas são retiradas da pele, cartilagem e outras partes de animais, como boi, frango e peixe.
2. Manteiga ghee
Apesar de no processo de produção da manteiga ghee ser retirada a parte sólida do leite, o produto é feito à base de leite de vaca ou de búfalo.
3. Corante natural vermelho cochonilha (carmim)
É produzido a partir de insetos.
4. Mel
Extraído das abelhas e, portanto, também é de origem animal – assim como o leite e o ovo.
Quem é mais saudável: vegano ou vegetariano?
Tanto o vegano quanto o vegetariano podem ser saudáveis. O que vai determinar isso é a variedade de alimentos que a pessoa consome.
Portanto, quanto mais a alimentação for diversificada (com muitos vegetais, proteínas, legumes, etc.) e equilibrada nutricionalmente, mais saudável será esse indivíduo.
Por que ser vegano ou vegetariano?
Conheça a seguir motivos para ser vegano ou vegetariano:
- Respeita o direito dos animais.
- Preserva o meio ambiente.
- Luta contra o trabalho escravo.
- Perde peso com saúde.
- Melhora a imunidade.
- Melhora a digestão.
- Reduz o risco de doenças crônicas.
- Tem mais energia.
- Aumenta a consciência alimentar.
Quais são os melhores pratos veganos?
Quer adotar uma alimentação vegana, mas não sabe por onde começar? Então, aproveite essas receitas dos melhores pratos veganos que separamos para você:
1. Salada verde orgânica
Não há como negar que a salada verde orgânica é uma ótima pedida para qualquer alimentação. Afinal, tem uma variação de folhas, frutas e um toque de castanha do Pará. Uma delícia!
2. Sopa creme de legumes com curry
Ótima para comer, principalmente no inverno, a sopa creme de legumes com curry é um arraso! Confira.
3. Pão de mandioquinha multigrãos
Esse pão de mandioquinha multigrãos não contém leite, é delicioso e muito fácil de fazer. Aproveite!
4. Hambúrguer de arroz e grão-de-bico com cebola caramelizada
O hambúrguer de arroz e grão-de-bico com cebola caramelizada é cheio de nutrientes, proteínas e saborosa. O prato cai muito bem em qualquer dia da semana, seja para dividir com amigos e familiares ou apreciar em uma refeição individual.
5. Batatas assadas agridoce
A batata combina com tudo, né? E para que você incorpore esse alimento à sua alimentação, nós separamos a receita de batatas assadas agridoce que ficam uma delícia.
6. Abobrinha ao forno com tomate-cereja e castanha do Pará
Se você busca uma receita fácil, saborosa e saudável, que tal optar pela abobrinha ao forno com tomate-cereja e castanha do Pará?
7. Almôndegas de berinjelas com massa integral
Quer uma versão mais saudável da almôndega? Para isso, temos a receita de almôndegas de berinjela com massa integral. Faça o teste e comprove esse delicioso sabor.
8. Espaguete de abobrinha com molho de cogumelos
O espaguete de abobrinha com molho de cogumelos é uma receita fácil e altamente nutritiva. Combina muito bem com o almoço ou jantar.
9. Strogonoff de grão-de-bico
O strogonoff de grão-de-bico é um prato delicioso, rico em proteínas e vitaminas, que faz sucesso por onde passa!
10. Strogonoff vegano
Feita com ingredientes como palmito, cogumelo shiitake e bebida de aveia, a receita de strogonoff vegano é uma alternativa tão saborosa quanto o prato original. Experimente!
11. Manjar de coco vegano
Que tal preparar um doce diferente? Nossa dica é o manjar de coco vegano – feito com leite vegetal, tapioca e frutas (coco e morango). Uma explosão de sabores, não deixe de conferir!
12. Petit gateau vegano
O petit gateau vegano é uma versão sem ovos e sem leite da clássica sobremesa. Você vai amar!
13. Pudim de tapioca vegano
Fácil e superprático, o pudim de tapioca vegano é muito simples de fazer. E o resultado fica delicioso!
14. Mousse de chocolate vegano
O mousse de chocolate vegano leva castanha do Pará, cacau, tofu – para dar a consistência ideal – e açúcar de coco, em vez do refinado, para adoçar a sobremesa sem abrir mão dos nutrientes.
15. Sorvete de chocolate com avelã e pasta de amendoim
O grande diferencial do sorvete de chocolate com avelã e pasta de amendoim é que ele é feito com ingredientes integrais e orgânicos, sendo uma alternativa mais nutritiva e saudável.
Quais são os melhores pratos vegetarianos?
Agora que você já sabe a diferença entre vegano e vegetariano e se o seu desejo é ser vegetariano, também podemos te ajudar. Confira os melhores pratos vegetarianos para você fazer em casa:
1. Sopa de abóbora
A sopa de abóbora é uma receita simples e fácil de fazer, feita à base de abóbora e temperos naturais. Confira!
2. Salada de espaguete de abobrinha com pesto de coentro
O espaguete de abobrinha é uma salada de macarrão, sem massa, sendo uma opção saudável, saborosa e prática de fazer.
3. Nugget vegetariano
Nada de frango! Diferentemente da versão tradicional, o nugget vegetariano é feito com quinoa, farinha de aveia e vegetais que dão uma explosão de sabores ao prato!
4. Palitinhos de abobrinha
Busca uma opção saudável, vegetariana e prática para o lanche da tarde ou happy hour? Nossa dica é: aposte nos palitinhos de abobrinha. Além de saborosos e nutritivos, o preparo é fácil e rápido: cerca de 30 minutos apenas.
5. Minissanduíche de forno
Quer um lanche ou aperitivo para eventos ou festas? Os minissanduíches caseiros cumprem bem esse papel e vão fazer sucesso. Faça o teste!
6. Tomate-cereja assado
Quer inovar? Que tal fazer uma receita de tomate-cereja assado? Esse prato é simples, nutritivo e vai arrancar suspiros de quem o provar. Uma delícia!
7. Espetinhos de almôndegas de quinoa com shiitake
Vai um espetinho aí? Nossos espetinhos vegetarianos são preparados à base de quinoa com shiitake picado e temperos variados. Explore essa opção na sua rotina!
8. Quibe de abóbora
Quer uma refeição das Arábias? Feito com diversos temperos (como pimenta e hortelã) e ingredientes leves, o quibe de abóbora funciona como ótimo prato principal.
9. Assado de legumes e grão-de-bico com crosta de pão
O assado de legumes feito com grão-de-bico e ingredientes orgânicos é uma alternativa bem colorida, nutritiva, deliciosa e atende superbem ao público vegetariano.
10. Legumes assados com tofu defumado
Que tal uma bacalhoada vegana? Esse prato de legumes assados com tofu defumado é bem colorido, nutritivo e delicioso. Aproveite!
11. Sushi de legumes
Quem disse que vegetariano não pode comer sushi? Esse aqui pode! Aprenda a fazer esse prato delicioso de sushi com legumes com um simples passo a passo.
12. Panqueca de beterraba recheada com brócolis e palmito
A panqueca de beterraba recheada com brócolis e palmito, além de ser proteica, é uma explosão de sabor. Confira!
13. Suco nutritivo
Feito com laranja, cenoura, pepino, melão e limão, o suco nutritivo é perfeito para quem busca uma alimentação mais saudável e nutritiva. Experimente!
14. Milk-shake sem lactose de chocolate e banana
O milk-shake sem lactose de chocolate e banana possui baixo teor de gordura, é saboroso e tem um preparo fácil e rápido!
Gostou das nossas dicas? Então, agora que você já sabe a diferença entre vegano e vegetariano, aproveite as receitas para diversificar a sua alimentação e torná-la cada vez mais nutritiva e saborosa.